A sua empresa já funciona com o Fundo de Garantia Digital?

Aplicativo FGTS

O saque digital é uma funcionalidade que existe desde fevereiro de 2022, via aplicativo oficial do Fundo de Garantia. Este serviço pode ser utilizado por todos os trabalhadores. A ferramenta se integrará ao eSocial, sistema criado pelo Governo Federal, para agilizar a liberação de serviços e direitos do trabalhador.

A partir da vigência do Fundo de Garantia Digital, as empresas poderão acessar o sistema do governo para emitir suas guias de pagamento do Fundo. Esse passo será enorme em direção à eliminação do Sistema Empresa de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social (Sefip). Além da Guia de Recolhimento Rescisório do Fundo e Contribuição Social (GRRF).

Recolhimento mensal do Fundo de Garantia

Atualmente, as empresas depositam o FGTS até o dia 7 do mês seguinte. Com a entrada do Fundo de Garantia Digital, esse vencimento será alterado para o dia 20, unificando, assim, a data de vencimento do Fundo com os demais tributos.

Atualmente, como é feito o saque do Fundo de Garantia?

O trabalhador, ao ser dispensado sem justa causa, deve comparecer a uma agência da Caixa Econômica Federal portando os documentos pessoais necessários, além dos documentos rescisórios. O valor é liberado em espécie, no atendimento ao caixa. 

Como solicitar o saque digital do Fundo de Garantia? 

Muitas vezes, o trabalhador sai com o valor em espécie do banco, correndo sérios riscos de sofrer um assalto e até mesmo perder a quantia. Com isso, o saque digital foi disponibilizado para que o trabalhador solicite o benefício pelo aplicativo, para que o valor cai em uma de suas contas bancárias de preferência.

Antes de qualquer coisa o trabalhador precisa fazer o download do aplicativo do Fundo, disponível para Android e iOS. Se já possuir cadastro, é só acessar com os dados de login e senha, caso contrário, é necessário realizar o cadastro para acessar o aplicativo. Em seguida, cadastrar sua conta bancária de preferência, inserindo todas as informações necessárias. 

O cadastro do seu banco pode demorar até 48 horas para ser verificado e aceito. Após o cadastro do banco no aplicativo, o saque poderá ser feito direto para sua conta. O valor poderá demorar até 5 dias úteis para ser creditado em seu banco.

plugins premium WordPress