O julgamento da ação de revisão do Fundo de Garantia do Trabalhador foi marcado para o dia 20 de abril. A ação tem como objetivo trocar o índice de correção monetária das contas do Fundo de Garantia desde 1999 até hoje, removendo a Taxa Referencial (TR) e usando um índice em linha com a inflação para que os trabalhadores recuperem as perdas acumuladas no período.
O trabalhador que entrou com uma ação já pode voltar a ficar esperançoso, pois tendo ganho de causa, poderá receber até R$ 10 mil, dependendo do tempo de contribuição e do valor do salário. Quem ainda não entrou com uma ação, ainda está em tempo!
A ação individual do fundo de garantia é um processo legal que permite ao trabalhador recuperar o valor a que tem direito junto ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Esse fundo foi criado para proteger o trabalhador em caso de demissão sem justa causa, alimentado mensalmente com 8% do salário do trabalhador.
Quem tem direito a solicitar a revisão do Fundo de Garantia?
Todo trabalhador com Fundo de Garantia, com saldo desde 1999 até o presente dia.
Entretanto, o Instituto Fundo de Garantia do Trabalhador (IFGT) recomenda que o trabalhador faça os cálculos antes de entrar com uma ação individual, utilizando a nossa calculadora. Isto porque muitos deles possuem um valor muito baixo para recuperar, podendo não ser tão vantajoso o processo da ação.
Acesse a calculadora gratuitamente clicando aqui
Para fazer o cálculo dessa revisão gratuitamente, basta ter os extratos do Fundo de Garantia e processá-los através do site do Instituto Fundo de Garantia do Trabalhador, via desketop e app para smartphone (disponível somente para Android).
Como entrar com uma ação individual para revisão do Fundo de Garantia?
Mesmo tendo sacado valores da conta do Fundo, o trabalhador pode entrar com uma ação individual através do IFGT.