O saque extraordinário do Fundo de Garantia 2022 de R$ 1.000 está sendo depositado através do aplicativo Caixa Tem, o que facilita a movimentação do dinheiro. Porém, houve muitos relatos sobre golpes na hora que de conferir se o valor foi depositado ou solicitar transferência.
A Caixa Econômica Federal, que administra o fundo, é responsável por liberar o saque, com base em suas dicas sobre o que não fazer para não ser vítima de golpistas, reunimos 7 dicas. Confira!
1 – Não forneça senhas em sites não oficiais e nem por mensagens
O trabalhador não deve digitar sua senha ou outros dados de acesso em sites ou aplicativos que não sejam da Caixa; a mesma orientação vale para ligações telefônicas, mensagens de whatsapp ou sms.
2 – Cuidado com a clonagem do celular
Desconfie de mensagens solicitando dinheiro, mesmo sendo pessoas próximas, pois o telefone pode ter sido clonado. Desconfie também de perfis falando sobre sorteios e solicitando dados pessoais e códigos que você pode receber através do seu número.
3 – Confira número de telefone e mensagem enviada
Desconfie de SMS, e-mail ou qualquer forma de comunicação dizendo ser do banco, mas que seja de número celular comum e contenha erros de escrita
4 – Não clique em links enviados
Links suspeitos podem levar à instalação de programas espiões, que podem ficar ocultos no celular ou computador, coletando informações de navegação e dados do usuário.
5 – Procure o aplicativo oficial do banco
Ao entrar na loja de aplicativos do seu celular, tenha certeza de que está baixando o aplicativo oficial do banco, como o Caixa Tem e o FGTS.
6 – Fique atendo ao passo a passo do banco
A Caixa não pede senha e assinatura eletrônica numa mesma página, sendo a assinatura digitada somente por meio da imagem do teclado virtual.
7 – Caixa não faz pedido para instalação do Caixa Tem
A Caixa não solicita ao cliente o desbloqueio ou cadastramento de novos dispositivos móveis para receber o dinheiro pelo Caixa Tem; essa necessidade será do próprio cliente.