Pagamento do Lucro do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço será realizado até o fim de agosto de 2023

Pagamento do Lucro do Fundo de Garantia

Se você é trabalhador e possuía contas ativas e inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) até o dia 31 de dezembro de 2022, é importante que você saiba sobre a distribuição de lucros do Fundo em 2023. 

O Lucro do Fundo de Garantia é uma maneira de viabilizar a rentabilidade das contas do fundo. Os valores são provenientes de juros cobrados de empréstimos em projetos de saneamento, crédito para casa própria e investimentos em infraestrutura. Esses rendimentos são incorporados anualmente ao saldo das contas do Fundo.

Quem tem direito de receber o Lucro do Fundo em 2023?

Todo trabalhador que possuía saldo no FGTS em 31 de dezembro de 2022 tem direito de receber o lucro em 2023. Isso inclui tanto contas ativas quanto inativas. Portanto, se você tinha qualquer quantia em sua conta do Fundo até essa data, poderá ser beneficiado com uma parcela do dinheiro.

Como é calculado o Lucro do Fundo de Garantia?

O cálculo é baseado nos rendimentos do saldo na poupança trabalhista dos brasileiros. Como mencionado anteriormente, essa correção ocorre uma vez ao ano, sendo creditada nas contas dos trabalhadores em meados de agosto.

No ano anterior, em 2022, o rendimento líquido do FGTS foi de impressionantes R$ 12,8 bilhões. De acordo com dados da Caixa, cerca de 106,7 milhões de trabalhadores receberam alguma quantia do lucro no último ano.

Quando será o pagamento em 2023?

O pagamento do Lucro será realizado até o fim do mês de agosto. É importante ficar atento às datas e verificar o saldo de sua conta no Fundo de Garantia para saber se você receberá o benefício.

Este valor só poderá ser retira em situações que contemplem o saque do Fundo de Garantia, ou seja, o Lucro será depositado em sua conta do Fundo.  

plugins premium WordPress