A partir de janeiro de 2023, todo trabalhador que possui saldo no Fundo de Garantia poderá quitar até seis parcelas referentes ao financiamento habitacional que estiver em atraso. É importante destacar que essa nova determinação reduz a carência da norma atual — que permite o uso do saldo para renegociar até 12 parcelas em atraso.
Uso do Fundo de Garantia para adquirir casa própria
Para quem deseja comprar ou construir um imóvel residencial, o saldo do Fundo de Garantia pode ser utilizado como entrada do financiamento, integrando parte do pagamento ou do valor total.
Além disso, o saldo também pode se utilizado para pagar o valor total ou amortizar a dívida do trabalhador, desde que atendam as todas as condições estipuladas pelo Conselho Curador do Fundo de Garantia e Manual de Moradia Própria publicado pelo Agente Operador do Fundo de Garantia.
Como verificar o saldo do Fundo de Garantia para dar entrada em um imóvel?
Você pode usar o saldo da sua conta de Fundo para comprar um imóvel; para amortizar o saldo devedor ou ainda para o pagamento de prestações, seguindo os seguintes passos:
Consulte o saldo do seu Fundo de Garantia
Confira o saldo da sua conta e verifique quanto pode ser utilizado na operação de compra, liquidação ou amortização de seu saldo devedor, ou ainda, das parcelas de seu contrato.
Solicite a utilização
Peça o uso do Fundo de Garantia pelo app Habitação CAIXA ou por telefone no 0800 104 0104, ou 4004 0104. Tenha o número do seu contrato em mãos.
Caso ainda não tenha utilizado o seu saldo no contrato, reúna a documentação e entregue na Agência da Caixa Econômica Federal.
Invista no seu sonho
A Caixa Econômica é responsável por avaliar a solicitação e, caso aprovada, seu saldo do Fundo de Garantia é investido na casa própria.