Fundo de Garantia do trabalhador poderá ser utilizado para quitar até 6 parcelas de casa própria

A partir de janeiro de 2023, todo trabalhador que possui saldo no Fundo de Garantia poderá quitar até seis parcelas referentes ao financiamento habitacional que estiver em atraso. É importante destacar que essa nova determinação reduz a carência da norma atual — que permite o uso do saldo para renegociar até 12 parcelas em atraso. 

Uso do Fundo de Garantia para adquirir casa própria

Para quem deseja comprar ou construir um imóvel residencial, o saldo do Fundo de Garantia pode ser utilizado como entrada do financiamento, integrando parte do pagamento ou do valor total.

Além disso, o saldo também pode se utilizado para pagar o valor total ou amortizar a dívida do trabalhador, desde que atendam as todas as condições estipuladas pelo Conselho Curador do Fundo de Garantia e Manual de Moradia Própria publicado pelo Agente Operador do Fundo de Garantia.

Como verificar o saldo do Fundo de Garantia para dar entrada em um imóvel?

​​​​Você pode usar o saldo da sua conta de Fundo para comprar um imóvel; para amortizar o saldo devedor ou ainda para o pagamento de prestações, seguindo os seguintes passos:

Consulte o saldo do seu Fundo de Garantia

Confira o saldo da sua conta e verifique quanto pode ser utilizado na operação de compra, liquidação ou amortização de seu saldo devedor, ou ainda, das parcelas de seu contrato.

Solicite a utilização 

Peça o uso do Fundo de Garantia pelo app Habitação CAIXA ou por telefone no 0800 104 0104, ou 4004 0104. Tenha o número do seu contrato em mãos. 

Caso ainda não tenha utilizado o seu saldo no contrato, reúna a documentação e entregue na Agência da Caixa Econômica Federal.

Invista no seu sonho 

A Caixa Econômica é responsável por avaliar a solicitação e, caso aprovada, seu saldo do Fundo de Garantia é investido na casa própria.

plugins premium WordPress