Encontrar um dinheirinho perdido no bolso de alguma roupa ou no fundo da bolsa deixa qualquer feliz, certo? Achar então algum valor esquecido para receber é realmente satisfatório.
Muitos trabalhadores possuem dinheiro esquecido, ou perdido, e não fazem ideia disso. Contudo, neste ano de 2022, os trabalhadores poderão sacar os valores esquecidos em algumas modalidades: Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e no PIS/PASEP.
Como resgatar o valor esquecido no Fundo de Garantia?
Os trabalhadores que estão há pelo menos três anos sem registro na carteira de trabalho e possuem saldo nas contas do Fundo de Garantia podem sacar todo o valor disponível. Conhecido como “dinheiro esquecido”, a opção está relacionada aos trabalhadores que se enquadram na regra acima ou estão trabalhando informalmente, conforme a Lei do Fundo de Garantia (Lei 8.036/90).
Como verificar se tenho saldo disponível?
Para verificar se possui saldo basta baixar o aplicativo Fundo de Garantia disponível para celulares Android e iOS, fazer o login pela conta gov.br e consultar os valores. Caso não possua uma conta, realize um cadastro, é bem rapidinho.
Se você tiver valores para receber, o saque total do Fundo de Garantia em caso de desemprego pode ser feito no mês de aniversário. Para isso, basta comparecer em uma agência da Caixa Econômica Federal e apresentar um documento oficial de identidade, o número do PIS/Pasep/NIS e a carteira de trabalho que comprove que está sem registro há pelo menos três anos.
Dinheiro esquecido no PIS/PASEP
O dinheiro esquecido do PIS/PASEP podem ser referentes ao abono salarial 2019 e 2020:
Abono salarial 2019 – De acordo com dados do Governo Federal, cerca de 320 mil trabalhadores não realizaram o saque do abono. A liberação para a retirada iniciou no dia 31 de março e pode ser feita até o dia 29 de dezembro.
Abono salarial 2020 – Segundo informações do Ministério do Trabalho e Previdência, no momento, cerca de 478.724 trabalhadores brasileiros ainda não sacaram o abono do ano-base 2020.